
todos nós podemos fazer nossa parte também em escala local - mas às vezes é mais fácil ir a uma passeata do que reduzir o tempo e a temperatura do banho diário, ou começar a descartar pilhas e baterias em coletores especiais, ou desligar os equipamentos elétricos quando não estiverem em uso.
A vizinha e amiga Carla andou publicando uma lista de passos para proteger a vida na Terra, direta ou indiretamente - e alguns deles, como levar sua própria sacola ou caixa ao mercado, parecem mesmo bem mais difíceis do que se limitar a bradar contra a caça às baleias. A ênfase é a frugalidade e o uso de produtos locais, reduzindo a necessidade de produzir e transportar supérfluos ao longo de todas as cadeias produtivas. Selecionei 3 itens, para dar uma idéia do texto dela:
Evitar comida pronta. Entre comprar um pão ou fazer, eu faço. A não ser que o pão vá estragar por falta de boca para comer. Isso evita o gasto de energia da embalagem, o transporte, da produção industrial. Fora que fazer pão é uma delícia. Isso serve para tudo, inclusive para suco concentrado e sopa de pacote.
Olhe o peixe que você come. Cação, salmão, atum: a gente vai ficar sem daqui a pouco, se continuar do jeito que a coisa vai. É melhor comer tilápia, que é macia e saborosa. Passe um mês sem comprar nada além do necessário. Você precisa comprar um sapato por mês? É, eu também não. E aquele livro que você comprou, não poderia emprestar da sua amiga? Ficar um mês sem comprar nada além do necessário (comida, combustível, material de higiene) é uma ótima experiência, e você ainda economiza pra viajar no fim do ano!
Matéria inteira, aqui ó: http://www.efetividade.net/2008/09/18/na-pratica-o-que-voce-faz-pela-preservacao-do-meio-ambiente/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade pra comentar...