domingo, 13 de setembro de 2009

Patente, de onde vem as idéias, o que é idéia?

Um dia desses, escrevi um texto e meu orientador disse que eu tinha que citar a referência. Fui pra casa tentando descobrir de quem mais eram aquelas idéias, tendo em vista que o texto tinha saído da minha cabeça diretamente pras pontas dos meus dedos sobre o teclado. Após uma semana pensando, fui ao Google e descobri que eram idéias de Max Weber. Salvo algum engano, antes do primeiro e único ano da Faculdade de direito quando li Weber, eu já pensava assim desta forma que coloquei no texto. De qualquer maneira fiz a devida referência, afinal Max Weber "é o cara".
Hoje, pensando nisso e na questão das patentes, me veio a dúvida: o que é idéia? De tantas definições que vi no Google gosto dessa: "é uma imgem que se pinta no cerébro". Uma imagem que surge no cérebro e que vai se traduzindo do mundo imaginário para o mundo real, em formas: de letras, de transformações de matérias em objetos, de junções de liquidos que se afloram quimicas, das soluções matemáticas, fisicas, filosofia, enfim em todas as ciências.
Uma imagem que surge...surge de onde? "Surge do nada", diz um desconhecido. Outro, também do Google, diz que "idéia vem da prática de leitura". Ora, leitura me lembra o que um Pajé acredita: pode-se curar um doente passando um livro pelo corpo dele. Este livro foi feito por um jornalista que foi pra Amazônia e relata os conhecimentos dos ancestrais, índios que já morreram, sobre medicina.
O "nada" é o espaço infinito do Universo que agora se descobre que é cheio de anti matéria, matéria escura. Logo, o "nada" existe e possui o tudo, ou melhor, o todo, a plenitude, o máximo. O todo conhecimento, o tudo que existe em qualquer ciência: matemática, fisica, química, etc..., todas as coisas que desconhecemos e que alguém, em algum lugar, tem a idéia, uma imagem no cérebro, e traz da imaginação para o mundo físico, aquele que reconhecemos como sendo o mundo real. É a descoberta de algo que estava escondido no vazio do "nada". De onde vem este nada que tem tudo e quem os cria? Estas questões nos remete ao fato de que a idéia que vem de imagens nos cérebros, que surgem do "nada", foi inventado por alguém muito poderoso e que costumamos dizer que é Deus. Deus, o criador, logo, o dono das patentes. Queria saber quanto pagaremos de patente pra Deus se algum dia ele quizer receber?
Voltemos ao mundo dos homens e nossas perguntas: De quem são as idéias? A patente é privada ou pública? Para o mundo dos valores e das culturas materiaís não há dúvida de que a idéia é de quem a formulou, portanto é privada. Mas, pra mim é pública, é de todos e vou continuar incentivando a quebra de patentes, principalmente, de remédios, entre outras, afinal: Deus é o criador de tudo e ponto final!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade pra comentar...